Imagem capa - Sua foto de perfil
FOTO CORPORATIVA

Sua foto de perfil "vende" quem você é?

A imagem é o principal mecanismo de identificação de uma pessoa

Andy Warhol, considerado o gênio da pop art, disse certa vez, de forma bastante categórica, que “a imagem é tudo”. E disse mais: “na sociedade, pessoas, eventos e produtos dependem de projeção contínua de sua imagem nos meios de comunicação para ‘existir’ aos olhos do público”.

Anos depois pesquisas mostram que as imagens nas redes sociais chamam mais a atenção do que o texto que vem escrito juntamente com elas.

É um exemplo claro do poder da imagem.

A imagem passou a ser o principal mecanismo de identificação de uma pessoa em vários aspectos, e essa superexposição da imagem, vem gerando modificações, inclusive no mercado de trabalho.


A importância de uma boa foto de perfil

Alguns motivos que, segundo especialistas, tornam as fotos de perfil tão importantes nos dias atuais:

Acessibilidade - uma foto profissionalmente elaborada, pode aumentar em até 65% as chances de alguém ler na integra uma mensagem ou um currículo de um indivíduo.

Logo, a importância de uma foto de perfil, seja ela para fins profissionais ou para divulgação em redes sociais, tem muito a ver com a quantidade de pessoas que a visualizam, pois pode garantir bem mais que o dobro do acesso de uma simples descrição destituída de imagem.




É atrativo - E porque uma foto pode ser tão atrativa? Para alguns essa foto pode gerar uma sensação de familiaridade, de que está diante de algo familiar e que, portanto, não precisar temer.Para outros tem a ver com a energia transmitida pela imagem, principalmente através do olhar, que teria um poder natural de atração, desde que conduzido profissionalmente para esse objetivo.

Desperta curiosidade - É o caráter de curiosidade que ela desperta, pois, imediatamente, surge uma espécie de ligação entre a imagem e o negócio executado pelo indivíduo.

Transmite segurança - Essa foto pode transmitir a segurança que você precisa passar para seus clientes, parceiros de negócio, fornecedores e também para empresas que deseja fazer parte.

Causa empatia Significa dizer que a foto, pode ocasionar uma identificação entre o observador e o observado, algo que não acontece através do que se vê escrito numa descrição. Essa empatia imediata pode ser de grande vantagem no mercado de trabalho e meio empresarial.

É um fator de humanização - A foto configura-se como uma arma eficientíssima quando o assunto é atrair a atenção de outro ser humano. Passa uma sensação de que as necessidades de ambas as partes possam ser atendidas, que nasce ali uma cumplicidade.

Transmite autoconfiança – Ao fazer uso de uma foto que foi adequadamente pensada e trabalhada a postura, a colocação adequada do olhar, a posição da cabeça e dos ombros, e tudo o mais que transmita autoconfiança, fica muito mais fácil passar a imagem que você deseja. É importante salientar que autoconfiança nada tem a ver com beleza e, sim, com a postura e o olhar do indivíduo durante o registro fotográfico.



IMPRESSÃO À PRIMEIRA VISTA

Atinge mecanismos cerebrais - Pesquisas científicas garantem que o tempo que uma pessoa precisa para gostar ou não de uma determinada imagem não ultrapassa 1/10 de segundo. Esse é o tempo que uma imagem tem para agradar ou não quem a vê. Logo, se a foto de um perfil em redes sociais, é elaborada de forma a impressionar à primeira vista, sairá na frente na concorrência pela visualização.

Ela diz muito sobre quem você é - Uma foto de perfil, pode ser responsável por revelar entre 80% e 90% de quem você é. Quando esta foto é trabalhada por especialistas em valorização pessoal, por exemplo, as chances das suas melhores características serem utilizadas positivamente são muito maiores. Especialistas dizem que não utilizar uma foto pessoal no perfil pessoal pode parecer timidez mas na maioria das vezes passa a impressão de que tem algo a esconder.

Causa boa impressão – Uma foto realizada por profissionais possui características e cuidados que ajudam a deixar essa boa impressão em quem vê.



USAR UMA MESMA FOTO CAUSA FIDELIDADE

Causa fidelidade – Quando se utiliza uma mesma foto por um bom tempo nas redes sociais, ela se transformará numa espécie de marca personal, com caráter de familiaridade e confiança.

Inspira confiança – Muitas vezes escutamos a frase: O corpo fala!!! Aqui observamos o poder da postura, olhar, formas de posicionar braços e mãos, tudo isso constrói essa imagem de confiança.

Deve ser visto para ser lembrado! - De tanto que a sua foto de perfil é vista em uma rede social, por exemplo, pode-se criar uma relação entre aquele indivíduo, mesmo desconhecido, com uma necessidade para a vida ou até mesmo para uma determinada empresa.

Demonstra profissionalismo